O Instagram está sempre em busca de novas funcionalidades para dar diversão e praticidade aos seus usuários. A mais recente atualização é o Instagram Stories, que é um mecanismo capaz de criar vídeos breves que saem do ar definitivamente 24 horas depois que ele é publicado. Na gravação dos vídeos, o usuário pode fazer uso de desenhos, emojis e stickers. O intuito dos criadores é fazer com que as pessoas possam compartilhar a sua rotina diária através dos vídeos.

Esta nova função do Instagram possibilita, antes de tudo, compartilhar momentos do dia que serão exibidos como se fosse um vídeo em sequência. Nele, é permitido registrar realmente todos os momentos do dia, sem se preocupar com a quantidade de informações postadas. A regra aqui é ter disposição e criatividade para dirigir os vídeos.

 

Como visualizar os Instagram Stories dos amigos

É possível visualizar os Stories dos amigos clicando nas fotos de perfil. Quando um usuário fizer um novo Instagram Stories, a foto de perfil ficará com um círculo, indicando que tem novidade.

No Stories, os vídeos não podem ser comentados publicamente. Esse comentário só pode ser feito usando a mensagem particular. Além disso, não é possível criar links para a publicação.

 

Como ativar o Instagram Stories no celular

O recurso do Instagram Stories foi anunciado muito recentemente e por isso as informações sobre o modo de ativação da ferramenta ainda é desconhecido por algumas pessoas.  A melhor forma de ter o Instagram Stories no celular é através da atualização do aplicativo do Instagram no dispositivo móvel.

 

Instagram Stories oferece privacidade?

Você pode optar ou não pela privacidade dos seus vídeos, assim como é feito no Instagram convencional. Quando você opta por uma conta privada, só amigos terão acesso as suas mídias. No caso do Instagram Stories, os vídeos podem ser ocultados totalmente, não dando acesso nem mesmo aos seguidores de ver o conteúdo publicado. Outra função da nova ferramenta é que é possível ver quem visualizou as suas postagens.

Críticas em torno do Instagram Stories

A maior crítica em torno da criação do Instagram Stories gira em torno da sua semelhança com o SnapChat, uma rede social que focaliza na postagem de vídeos que são apagados após certo tempo da sua postagem.

Veja as principais semelhanças:

  • O tempo de gravação dos vídeos nos dois aplicativos é de no máximo 10 segundos.
  • Nas duas ferramentas um círculo na foto de perfil do amigo identifica se há uma nova postagem
  • Os dois aplicativos possuem função com desenhos e stickers para personalizar os vídeos.
  • Nas duas ferramentas, os vídeos são excluídos depois de certo tempo.

Os inventores do aplicativo dizem que, após a compra do Instagram pelo Facebook, eles tentam incorporar características de outras redes sociais no Instagram, principalmente daquelas que são poderosas concorrentes.

 

Resumindo

O Instagram Stories é um mecanismo muito novo. É possível que o usuário tenha dúvidas no início em relação ao funcionamento. Todavia, é preciso ficar atento a alguns pontos, como lembrar que o conteúdo postado desaparecerá após 24 horas.